Os quatro tipos de professor

 

                                                                                                                     

Atualmente muito se comenta, escreve, debate e publica sobre dificuldades na aprendizagem. E consideramos tal realidade como um avanço pois tal campo de estudos tem contribuído para ‘desestigmatizar’ muitos alunos que eram rotulados de preguiçosos, desmotivados e desinteressados. No entanto, precisamos verificar a real dificuldades e nos perguntarmos: há realmente dificuldade na aprendizagem ou no ensino? Estudos comprovam que o papel, a postura, a motivação e a metodologia do professor pode fazer diferença muita diferença no avanço ou na regressão da aprendizagem. Tal realidade pode aplicar-se também em questões comportamentais. Baseado nos “Quatro modelos básicos de relações familiares”, utilizaremos a mesma estrutura em relação aos professores e o impacto desses tipos na vida escolar do aluno.

Professor autoritário

Caracterização: é extremamente autoritário e no relacionamento com os alunos há ausência de diálogos sendo que as ordens são dadas por quem detém a ‘ autoridade’ e quem não tem deve obedecer sem jamais questionar.

Conseqüência no comportamento do aluno: o aluno que aceita a autoridade passivamente é premiado e o que não aceita é punido. Gera alunos excessivamente tímidos ou extremamente ‘indisciplinados’.

Pontos positivos do professor autoritário: mantém a ordem

Pontos negativos do professor autoritário: impõe o medo; gera alunos tímidos e pouco persistentes; não promove o desenvolvimento do pensamento crítico.

 Professor  permissivo:

 

Caracterização: aceita tudo; tem medo de não ser aceito; é inseguro; apresenta auto grau de afeto e comunicação

Conseqüência no comportamento do aluno: o aluno não tem noção de limites e tem comportamentos abusivos em sala de aula; não encara com responsabilidade tarefas para fixação de conteúdo; não entende o limite entre brincadeiras e respeito.

Pontos positivos do professor permissivo: consegue a simpatia dos alunos que geralmente o taxam de ‘bonzinho’.

Pontos negativos do professor permissivo: frágil; acaba prejudicando toda a turma pois sua falta de postura acaba impactando no processo de ensino-aprendizagem devido ao alto nível de bagunças em sala.

  Professor  democrático:

Caracterização:  exige que os combinados de sala sejam cumpridos; exerce alto grau de controle; mantém vias de comunicação e diálogo com os seus alunos; valoriza a opinião dos alunos;

Conseqüência no comportamento do aluno: respeito e interesse pelo professor e sua matéria; alcançam grau de maturidade e exercício da maturidade; aumento da aprendizagem.

Pontos positivos do professor democrático: exerce autoridade ao mesmo tempo que mantém o respeito da turma; habilidade de gerenciar conflitos em sala de aula.

Pontos negativos do professor democrático:

 Professor  negligente:

Caracterização: baixo grau de controle com os alunos; acreditam que a culpa da indisciplina dos alunos é sempre da família e que ‘não tem jeito’; acreditam que estão ali apenas para ‘dar o conteúdo’ sem interação com os alunos.

Conseqüência no comportamento do aluno: alunos mostram-se indisciplinados, rebeldes pois percebem que os professores não se importam e nem se interessam por eles.

Pontos positivos do professor negligente:  nenhum.

Pontos negativos do professor negligente: irresponsável; negligente; descompromissado; inabilidade para realizar auto-análise e auto-crítica. Realmente, é o mais preocupante tipo de professor.

About these ads

1 comentário

  1. venturelle said,

    agosto 20, 2010 at 8:55 pm

    O comentário e a contribuição dos leitores agregará conhecimentos, reflexões e crescimento. Grande abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: